terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Celestial Sphere

Estou a tirar um curso de Astronomia on-line. É verdade... Na realidade queria tirar um sobre Sustentabilidade, mas como esse só começa em Janeiro e o de Astronomia começava já em Novembro, pensei, "Eh... Deixa lá experimentar." Começo já por dizer que não percebo nada de Astronomia: sei aquelas coisas mais simples tais como, como funcionam os eclipses, as estações, sei porque é que a Lua nos mostra sempre a mesma face, porque é que há marés, sei onde está Júpiter no céu, mas a única constelação que consigo reconhecer é mesmo Oríon, porque tem aquelas três estrelinhas ali em série que fazem a cintura; sei que as órbitas são elípticas e não circulares, que a Terra não é plana e que roda em torno do Sol - o que já não mau. Mas voltando ao curso de Astronomia, atrofia-me particularmente aquele modelo de esfera celeste que é suposto rodar em torno da Terra, e que é usado para facilitar os cálculos. Percebi bem, certo? Não estou a mandar bacoradas? Se estiver, corrijam-me. Porque realmente, por vezes sinto-me como se todos os meus conceitos anteriores tivessem sido virados ao contrário, como uma pessoa da Antiguidade a quem sempre foi dito que a Terra era o centro do Universo, até que chegou um gajo qualquer que chegou e afirmou, "Hmm... Olhe que não..." E depois há aquele problema eterno que, mesmo neste nosso século, certas pessoas ainda têm com a Astronomia. Ao contar que estava a tirar este curso a uma rapariga minha conhecida, ela responde-me, "Ah, pois... A namorada do meu pai também está a tirar uma coisa dessas. Ainda no outro dia queria fazer a minha Carta Astral." Eh pá, fiquei calada. Porque se há coisa que me horroriza é corrigir pessoas que dão este tipo de gaffe. Portanto dei um estalo mental a mim própria, e como quem não quer a coisa, e tipicamente armada em porca, respondi, "Pois, sabes que estas coisas são lixadas, porque a Terra abana um bocado enquanto gira em volta do seu próprio eixo, o que quer dizer que a estrela polar vai variando ao longo de milhares de anos, o que quer dizer que hoje em dia os signos do zodíaco estão para aí um mês adiantados." E depois tive que lhe fazer uma massagem cardíaca... Não, estou a gozar: ela só ficou a espumar um bocado da boca... Ficou lixada - e eu feliz com isso. Não me intrepretem mal: a mim não me irrita nada que as pessoas não saibam certas coisas - eu própria assumi que não percebo nada de Astronomia - porque realmente não percebo. Mas sim, fico triste quando rapazes e raparigas da minha idade - ou mais novos - ou mais velhos - não sabem e não querem saber coisas como a diferença entre Astronomia e Astrologia. E depois acontecem coisas como rapazes de catorze anos dizerem-nos, "Ah, e tal... Eu não sei as fases da Lua, porque nunca olhei para ela." O que também já me aconteceu. 

celestial spheres
Celestial Spheres by Paul Marsden
(http://flic.kr/p/8wprtb)

Sem comentários:

Enviar um comentário